E V E N T O S : Todos os primeiros sábados do mês tem Roda na Praça Duque de Caxias - Piquete/SP Venha Participar conosco !

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Surgimento da Capoeira

Na triste fase da História em que a África foi fornecedora involuntária de mão-de-obra escrava, o Brasil destacou-se por ser o país que mais a utilizou, chegando a deter 42% de todos os indivíduos arrebatados naquele continente.
Dentre os diversos povos africanos escravizados, os mais "comercializados" no Brasil eram do grupo Sudanês, composto pelos povos de Iorubá e Daomé, do grupo do Guineo - Sudanês, dos povos Malesi e Hausa, e o grupo Banto, composto pelos Kongos, Kimbundos e Kasanjes, de Angola, Congo e Moçambique, respectivamente. Cada um desses grupos trazia consigo um pouco de sua cultura, mesclando-a com a de nosso país, que também estava em fase de formação.
O surgimento da capoeira no Brasil foi devido às condições em que os escravos eram obrigados a viver (principalmente nos engenhos de açúcar do Nordeste), condições que muitas vezes os levavam a morte, devido aos maus tratos, agressões e mínimas condições de saúde, higiene e parca alimentação.



Aqueles que ainda tinham força e vislumbravam alguma oportunidade, tentavam a fuga e consequentemente eram perseguidos pelos "capitães do mato", especializados em recuperar escravo fugitivos.A forma encontrada pelos cativos para reagir a toda essa opressão foi o desenvolvimento de uma técnica de luta em defesa contra os agressores.



Nessa época a capoeira ainda nem tinha nome, e este só foi dado, segundo teorias, devido os locais de abrigo noturno que os escravos treinavam, assim como os campos adjacentes, conhecidos como "capoeira" ou "capoeirão".
A Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada de instrumentos musicais. Isso deve-se basicamente às suas origens entre escravos, que dessa forma disfarçavam a prática da luta numa espécie de dança, enganando os senhores de engenhos e capitães do mato, afinal, toda e qualquer tentativa que os cativos tivessem de aprender ou treinar qualquer espécie de luta era imediatamente reprimida, por motivos óbvios.

Esse artigo foi uma mistura de textos da revista da coleção: Artes Marciais; módulo Capoeira e de um texto fornecido pelo Professor Juninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário