E V E N T O S : Todos os primeiros sábados do mês tem Roda na Praça Duque de Caxias - Piquete/SP Venha Participar conosco !

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Abolição da Escravatura

Rio de Janeiro, 13 de maio de 1888. Cerca de 10 mil pessoas se aglomeram em volta do Paço, o palácio do governo na capital federal. É gente do povo, da alta sociedade e autoridades que aguardam a chegada da princesa Isabel para a assinatura da lei de número 3.353, a Lei Áurea, a mais comentada e festejada de toda a história do Brasil até aquela época. Ela encerrava quase quatro séculos de escravidão de negros no Brasil.



“A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:
Art. 1º – É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.
Art. 2º – Revogam-se as disposições em contrário.”

Hoje, a Lei Áurea faz parte da história. Não é mais comemorada com a mesma alegria de antigamente, nem mesmo pelos negros, os principais beneficiados. Participantes do Movimento Negro no Brasil consideram que a lei foi apenas uma conquista na área jurídica, pois obrigou o fim da escravidão. Mas não houve conquista social: os negros permaneceram marginalizados na sociedade e até hoje lutam contra o preconceito.
Mas o que não pode é deixar de lutar, afinal esse foi só o primeiro passo para grandes conquistas...

E o que isso tem a ver com a capoeira?
Tem a ver que a capoeira foi uma dessas conquistas e hoje é uma das formas de expressão mais belas da cultura e que ganha cada vez mais espaço no Brasil e no mundo.

Esse artigo foi retirado do site: http://www.klickeducacao.com.br/, com algumas modificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário